sábado, 23 de fevereiro de 2013

GASTROSTOMIA

O QUE É GASTROSTOMIA
     Criação de um orifício artificial externo no estômago para alimentação e suporte nutricional, quando há impossibilidade ou perigo de usar a via normal. Crianças com neuropatias podem ser incapazes quanto à habilidade de sugar, mastigar e engolir, levando consequentemente à subnutrição. Pode também resultar em aspiração do alimento para os pulmões, isso é, bronco aspirar, desencadeando pneumonias de repetição. Sendo assim, o tempo de alimentação pode ser consideravelmente longo e, ao invés de ser uma experiência agradável, as refeições podem causar sofrimento para a criança e para a pessoa que cuida dela.
     Os tubos de gastrostomia são cada vez mais usados para crianças incapazes de manter uma nutrição normal com a alimentação oral, com o intuito de fornecer nutrientes ao sistema digestivo. É um tubo de alimentação inserido cirurgicamente dentro do estômago, através da parede abdominal.
     O tubo de alimentação de jejunostomia é inserido diretamente, após a gastrostomia , no jejuno (parte do intestino delgado). Apesar de a gastrostomia ou jejunostomia poderem facilitar bastante a alimentação dessas crianças neuropatas, as famílias ainda se assustam com a idéia da cirurgia. Porém, para uma melhor qualidade de vida, a solução acaba sendo a gastrostomia.
     A presença frequente de desnutrição hospitalar em todo o mundo só aumenta a importância e o crescimento dessa terapia nutricional. A nutrição enteral tem sido cada vez mais utilizada por trazer benefícios para o paciente.
     Com o avanço das pesquisas e o crescimento das indústrias, as formulações dietéticas estão cada vez mais especializadas e de fácil preparo, o que contribuiu muito para este crescente uso da terapia nutricional enteral.
     Na saúde da criança a nutrição desempenha um papel primordial, pois visa o crescimento, desenvolvimento e maturidade fisiológica, ressaltando a seriedade da terapia terapia nutricional enteral infantil.

1

NUTRIÇÃO ENTERAL, NASOENTERAL OU NASOGÁSTRICA.
FIGURA 1
FIXAÇÃO DA SONDA ENTERAL
FIGURA 2
SONDA ATÉ O ESTOMAGO
FIGURA 3
SONDA ATÉ O INTESTINO

     Quando a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, as necessidades nutricionais podem ser satisfeitas através da nutrição enteral. Neste caso, um tubo fino, macio e flexível, chamado nutrição enteral, nasoenteral ou nasogástrica , pode ser passado, pelo nariz (figura 1), até o estômago (figura 2) ou até o intestino delgado (figura 3). É definida como qualquer tipo de terapêutica nutricional que utiliza o trato gastrintestinal como via de entrada dos nutrientes, artificialmente através de sondas, cujas extremidades se localizam no estômago, duodeno ou jejuno.
     Para evitar a saída da sonda, a mesma deve ser fixada à pele com uma fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo, para evitar que seja retirada acidentalmente ou que se desloque para fora do estômago ou intestino (figura 1).
     A sonda enteral, nasoenteral ou nasogástrica é passada por um médico, com um guia metálico flexível. Este guia deverá ser guardado para ser utilizado novamente, caso seja necessário repassar a sonda. O procedimento é simples, indolor, podendo causar uma discreta náusea ou um desconforto na garganta ou nariz. O tempo de utilização da mesma sonda é indeterminado, ficando a troca a critério do médico. Até, se for o caso, a realização da gastrostomia.


2



GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA - (Tubo PEG).

     O Tubo PEG é uma técnica inicial (antes da gastrostomia) e/ou provisória que consiste na colocação de um tubo na cavidade gástrica, funcionando como nova forma de aporte nutricional em pacientes que têm problemas em alimentar-se oralmente.
     A Gastrostomia Endoscópica Percutânea é indicada para pacientes que, por diversas razões, não têm capacidade de se alimentar oralmente, devido a distúrbios de deglutição necessitando, desta forma, de um suporte nutricional por longo período, por apresentarem em situação de risco nutricional. Geralmente é realizado em pacientes com doenças degenerativas progressivas, sequelas de acidente vascular cerebral (derrame), doença de Alzheimer, mal de Parkinson, síndrome de West, demência senil, atrasos psicomotores severos, tumores da cabeça e pescoço, tumores no esôfago ou estômago, entre outras indicações.
     As principais complicações associadas à PEG são a inflamação e infecção do orifício (desde a pele até à cavidade gástrica para passagem da sonda), por vazamento de suco gástrico, que pode ser tratada com antibiótico e/ou intensificação dos cuidados de higiene. Cuidados a ter após colocação da PEG:
  • A área ao redor da PEG pode ser limpa com água e sabão.
  • Uma compressa limpa e seca pode ser aplicada até que o orifício cicatrize.
  • Pode fazer uma marca na parte exterior da PEG, para vigiar corretamente a posição da mesma.
  • Uma cinta abdominal pode ser aplicada para impedir o deslocamento acidental da PEG.
  • A rotação diária da PEG é recomendada, deve notificar o médico se esta se tornar difícil de rodar.
  • Todos os medicamentos e as alimentações devem ser na forma líquida com uma seringa de 60 cc.
  • O paciente e a família devem receber instruções específicas sobre o rotina de alimentação recomendada.
  • Após cada administração de medicamentos e alimentação, inserir de 60 a 120cc de água na PEG para limpeza.
     As Complicações advindas do uso prolongado da nutrição enteral, nasoenteral ou nasogástrica - 1 poderiam ser evitadas com a execução da gastrostomia endoscópica percutanêa. A maioria destes pacientes teriam que conviver com uma sonda posicionada através do nariz até o intestino para se alimentarem das dietas especiais, estando sujeitas às suas complicações e necessidades frequentes de troca das mesmas.
     Através da PEG podemos posicionar uma sonda especial através da parede abdominal diretamente no estômago, que chamamos de gastrostomia - provisória, facilitando os cuidados com a mesma, ampliando o leque de opções alimentares para a família, reduzindo as complicações pulmonares e devolvendo a auto-estima dos pacientes, já que a sonda fica por baixo das roupas, facilitando o convívio social.
     A gastrostomia endoscópica percutânea PEG é uma técnica segura, com baixa incidência de complicações. Pode ser realizada em ambulatório, no leito do paciente ou em centro de terapia intensiva e a sua indicação deverá ser a mais precoce possível.


3


GASTROSTOMIA ATRAVÉS DE SONDA BOTTON/KIT.
     Quando é necessária a alimentação por um longo prazo recomenda-se a troca da Gastrostomia Endoscópica Percutânea PEG - 2 por uma Sonda Botton/kit. Isso após a cicatrização completa do orifício, por volta de três a seis semanas. A substituição da PEG pelo Botton/kit de gastrostomia destina-se a proporcionar uma melhor estética e principalmente conforto para o paciente, sendo rente a barriga do paciente.
     Substituir a Sonda Botton/kit quando perceber que balão estourou ou entupiu de uma maneira que não consiga desobstruir para a passagem de líquidos. São raras as complicações, podem ocorrer, inicialmente, irritações do tecido ou potenciais infecções. Os cuidados a ter com este dispositivo são equivalentes aos cuidados a ter com a PEG.
     O acompanhamento após a colocação da Sonda Botton/kit, se possível, deverá ser assistido por uma equipe multidisciplinar composta de: fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta e profissional treinado para verificar periodicamente a Sonda Botton/kit.
     O cuidado é de suma importância para evitar infecções, normalmente causados pela falta de higienização. São necessários cuidados especiais em volta da Sonda Botton/kit, pois a pele pode ficar irritada e lesionada pela ação do atrito, e do mínimo vazamento do suco gástrico ao redor da Sonda Botton/kit e, eventualmente, à umidade. Se não for tratada a pele torna-se, frágil, com hiperemias (avermelhamento), com feridas, dolorida e poderá ocasionar granuloma e carcinomas (câncer de pele).
     É recomendável girar a Sonda Botton/kit 360 graus uma vez ao dia para evitar aderência à pele, não é recomendável que fique girando o tempo todo, porque o atrito também pode lesionar. Após três dias da cirurgia de gastrostomia é necessário que seja feita a limpeza no local uma vez por dia, ver abaixo.
  • Não há necessidade de verificar com frequência o nível de água destilada do balão da sonda.
  • Não há necessidade de trocar a sonda a cada três, quatro, seis meses ou um ano.
  • A sonda deve ser cuidada como se fosse a própria boca do paciente.
  • Todo o procedimento deverá ser de forma cuidadosa.
  • Em primeiro lugar lavar bem as mãos antes de manipular com a sonda.
  • Lavar a área em volta da sonda usando sabão neutro, água corrente e depois secar com gazes esterilizadas.
  • Lavar o extensor após as refeições e medicações com detergente neutro em água corrente (ver foto da vareta logo abaixo).

COMO É REALIZADA A GASTROSTOMIA
  • Gastrostomia Convencional: exige anestesia geral, grande incisão abdominal e internação hospitalar prolongada.
  • Gastrostomia Endoscópica: o procedimento é realizado na sala de endoscopia apenas com anestesia local, sem dor para o paciente e com uma mínima incisão no abdomem para passagem da sonda.
TIPOS DE SONDA
  • Naso Enteral: sonda introduzida por uma das narinas e posicionada no estomago ou intestino.
  • Gastrostomia: sonda posicionada no estomago.
  • Jejunostomia: sonda posicionada no jejuno.
UTENSÍLIOS UTILIZADOS NA ADMINISTRAÇÃO DA DIETA
  • Sonda: tubo flexível de poliuretano ou silicone, que permite o alimento chegar ao estomago ou ao intestino.
  • Frasco plástico: recipiente plástico, graduado, com capacidade para 300 ou 500 ml, para acondicionamento da dieta.
  • Equipo: tubo de pvc, com câmara de gotejamento e roldana para o controle do gotejamento, que transporta a dieta do frasco para a sonda do paciente.

ALGUMAS MARCAS DE SONDAS OU KITS
MIC-KEY* "G"
marca mic, proc. Utah U.S.A.
TRI-FUNNEL
marca bard, proc. U.S.A.
CORPAK CUBBY
marca viasys healthcare, proc. U.S.A.
SILMAG
marca silmag, proc. ARG.
BUTTON BARD - I
marca bard, proc. U.S.A.
BUTTON BARD - II
marca bard, proc. U.S.A.
KENDALL
marca kendall, proc. U.S.A.
FREKA BOTTON
Germany.
KFF FABRICACION MED
Argentina.
  • Triturar bem os comprimidos, cápsulas e drágeas, diluindo os medicamentos com pouca quantidade de água, antes de colocar no extensor.
  • Manter o local ao redor da sonda sempre seco e protegido.
  • Com isto, as complicações potenciais são evitadas e aumenta-se a vida útil da sonda.
ALIMENTAÇÃO PELA SONDA DE GASTROSTOMIA: NASOENTERAL - PEG - BOTTON/KITT.

     A gastrostomia permite o uso de dieta artesanal pelo cateter, ou seja, o alimento pode ser batido no liquidificador e coado em peneira fina. O Local de preparo deve estar bem limpo. Lavar as mãos com água e sabão e após, separar todos os ingrediente a serem utilizados. Lavar com água e sabão todos os utensílios a serem utilizados no preparo da dieta. Medir corretamente os alimentos antes de prepará-los de acordo com a prescrição do NUTRICIONISTA. E após passar apenas água fervente na sonda.

CONSULTE O SEU MÉDICO DA NECESSIDADE DA APLICAÇÃO DOS SEGUINTES PRODUTOS:
NA PARTE VERMELHA EM VOLTA DO ORIFÍCIO DA GASTROSTOMIA.
  • DERSANI - Acelera o processo de cicatrização e previne o surgimento de feridas. (Vide Bula).
  • CURATEC - Também acelera o processo de cicatrização e previne o surgimento de feridas. (Vide Bula) .
  • NITRATO DE PRATA - PERIGO - Corrosivo, causa queimaduras a qualquer área de contato. (Vide Bula).
  • DERMODEX (prevent) - Deixa a pele protegida e hidratada, reduz a fricção e facilita o processo de cicatrização da pele. (Vide Bula).
     Aplicar diariamente o DERSANI ou CURATEC na parte vermelha, em volta do orifício da gastrostomia. São produtos a base de Ácidos Graxos Essenciais (A.G.E.), Vitaminas "A" e "E" e Lecitina de Soja. Com a finalidade de revitalizar, hidratar a pele e manter o equilíbrio hídrico, melhorando a elasticidade dérmica, ajudando na prevenção do aparecimento de escaras.
     ATENÇÃO: Observar quanto aos sinais de complicações, tais como: sangramento, infecção da ferida, abscesso, granuloma, aderências, necrose tecidual e retirada acidental da sonda.
CARACTERÍSTICAS E FUNCIONAMENTO DA SONDA MIC-KEY*.


CUIDADOS

TUBOS

GUIA

VÍDEO

VARETA DE BALÕES DE ANIVERSÁRIO SERVEM PARA LIMPAR O EXTENSOR GROSSO DA SONDA MIC-KEY*


VARETAS

EXEMPLO


CEI - DISTRIBUIDOR EXCLUSIVO DA SONDA MIC-KEY* DE GASTROSTOMIA NO BRASIL.
Sonda para alimentação enteral para gastrostomia ao nível da pele.
Fabricante: Kimberly-Clark* Global Sales - USA.
ESTADO - UF
CONTATO
TELEFONE
CELULAR
E-MAIL
RIO DE JANEIRO - RJ
capital
JULIANA
(21) 3528-0150
(21) aguardando
(21) 3228-0167
(21) aguardando
sac@cei-brasil.com
RIO DE JANEIRO - RJ
interior
JORGE
CIDA
(21) 2224-5390
aguardando
(21) 9571-6899
(21) aguardando
jorge.pacheco@cei-brasil.com
SÃO PAULO - SP
capital
CLEBER
(11) 5575-7560
(11) 5575-1956
(11) 9487-1005
(11) 9915-2728
aguardando@cei-brasil.com
SÃO PAULO - SP
interior
REINALDO
PHAMELA
(19) 3295-1808
(19) 3251-4165
(19) aguardando
(19) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
SALVADOR - BA
FABIANE
AFONSO
(71) 3240-1556
(71) 3346-7830
(71) 8835-7085
(71) 8835-7084
aguardando@cei-brasil.com
DISTRITO FEDERAL - DF
TIAGO
(61) 3257-7759
(61) aguardando
(61) 8585-0682
(61) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
VITÓRIA - ES
ANDRÉ
(27) 3239-2864
(27) aguardando
(27) 9766-8345
(27) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
BELO HORIZONTE - MG
CARLA
MÁRCIA
(31) 3239-2864
(21) 2535-1345
(31) aguardando
(31) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
CURITIBA - PR
JOSIMARA
(41) 3342-3880
(41) aguardando
(41) aguardando
(41) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
CURITIBA - PR
norte
JESUS
(43) 3337-9119
(43) aguardando
(43) 9156-6129
(21) 6766-8315
aguardando@cei-brasil.com
PARÁ - PA
norte
SERGIO
(92) 3642-2313
(92) 3663-9463
(92) 9474-6879
(92) 9766-8417
aguardando@cei-brasil.com
FORTALEZA - CE
JACI
(85) aguardando
(85) aguardando
(81) 9792-8787
(85) aguardando
aneci.valeria@cei-brasil.com
PERNAMBUCO- PE
JONAS
(81) 3469-1280
(81) aguardando
(81) 8819-5553
(81) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
RIO GRANDE DO NORTE- RN
CARLOS
(84) 3208-5741
(84) aguardando
(85) 8714-0580
(84) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
RIO GRANDE DO SUL - RS
LISANDRE
JONAS
(51) 3019-9660
(51) 3012-9599
(51) aguardando
(51) aguardando
aguardando@cei-brasil.com
SANTA CATARINA - SC
CLAUDIO
(48) aguardando
(48) aguardando
(48) 8007-8700
(48) aguardando
claudio.barreto@cei-brasil.com
OUTROS LOCAIS DE VENDAS DE SONDAS - BOTTONS OU KITS DE GASTROSTOMIA
FIRMA
ESTADO - UF
ENDEREÇO
TELEFONE
SITE / E-MAIL
RIO DE JANEIRO - RJR. HADDOCK LOBO, Nº 356
BAIRRO TIJUCA - CEP: 20260-142
(21) 2204-6363
FAX: 2204-6363
www.adef-rio.com.br
vendas@adef-rio.com.br
RIO DE JANEIRO - RJRUA WASHINGTON LUIS, Nº 97
BAIRRO FÁTIMA - CEP: 20230-026
(21) 3221-8500
FAX: 3221-8511
www.tamussino.com.br
vendasrj@tamussino.com
NOVA IGUAÇU - RJRUA PARANÁ, Nº 36
BAIRRO AEROCLUBE - CEP: 26285-040
(21) 2667-3804
FAX: 2204-6363
www.helpstar.com.br
supervisao@helpstar.com.br
SÃO PAULO - SPRUA DAS OLIMPÍADAS, Nº 205 - 6º ANDAR
BAIRRO VILA OLÍMPIAS - CEP: 04551-000
(11) 4503-4500
08007037011
www.kimberly-clark.com.br
sacbrasil@kcc.com
SÃO PAULO - SPRUA ALENCAR ARARIPE, Nº 574
BAIRRO SACOMÃ - CEP: 04253-000
(11) 6914-6060
FAX: 6161-2277
www.globomed.com.br
vendas@globomed.com.br
SÃO PAULO - SPRUA BORGES LAGOA, Nº 500
BAIRRO VILA CLEMENTINO - CEP: 04038-031
(11) 5904-1700
FAX: 5904-1700
www.cirurgicasaopaulo.com.br
lojavirtual@cirurgicasaopaulo.com.br
SÃO PAULO - SPRUA MANUEL MURQUIA, Nº 51
BAIRRO VILA INGLESA - CEP: 04654-000
(11) 5546-0706
FAX: 5546-0706
http://www.medicalline.com.br
diretoria@medicalline.med.br
BARUERI - SPALAMEDA ARAGUACEMA, Nº 138
BAIRRO TAMBORÉ - CEP: 06460-070
(11) 4195-6001
FAX: 2204-6363
www.politec.net
politec@politec.net
BARUERI - SPAVENIDA MARGINA PROJETADA, Nº 1652
BAIRRO FAZENDA TAMBORÉ - CEP: 13087-900
(11) 2504-1400
FAX: 3256-3023
www.fresenius-kabi.com.br
fresenius.br@fresenius-kabi.com
RIBEIRÃO PRETO - SPAVENIDA SANTA LUZIA,Nº 577
BAIRRO JARDIM SUMARÉ - CEP: 17017-130
(16) 3636-2181
(14) 9711-5330
www.cirurgicaflecha.com.br
contato@cirurgicaflecha.com.br
CAMPINAS - SPRUA BUARQUE DE MACEDO, Nº 1310
BAIRRO JD. BRASIL - CEP: 13073-010
(19) 3213-1355
FAX: 3234.6120
www.endo-flex.com.br
vendas@endo-flex.com.br
SALVADOR - BARUA WILSON PALMEIRA, Nº 50
BAIRRO AMARALINA - CEP: 41900-375
(71) 3395-3280
FAX: 3248-1788
www.coramed.com.br
contato@coramed.com.br
BELO HORIZONTE - MGRUA HUMAITÁ, Nº 500
BAIRRO PADRE EUSTÁQUIO - CEP: 30720-410
(31) 3464-5753
FAX: 3464-5753
www.aguardando.com.br
rminas@rminas.com.br
CONTAGEM - MGRUA ABRICÓS, Nº 104
BAIRRO ELDORADO - CEP: 32310-200
(31) 3248-1788
FAX: 3248-1788
www.cirurgicaeldorado.com.br
cirurgicaeldorado@yahoo.com.br
CURITIBA - PRAVENIDA PARANÁ, Nº 996 / 998 - LOJA 01 E 02
BAIRRO CABRAL- CEP: 80035-130
(41) 3353-7661
FAX: 3353-7661
www.jusimed.com.br
jusimed@jusimed.com.br
CURITIBA - PRRUA EDVINO ANTÔNIO DEBONI, Nº 225 BL "10-11-12"
BAIRRO FAZENDINHA - CEP: 81330-600
(41) 3021-1770
FAX: 3021-1770
www.zerbinimedical.com.br
vendas@zerbinimedical.com.br


APRENDA A TROCAR OU TIRAR, PARA LIMPAR OU CALIBRAR, COM ÁGUA DESTILADA
A SONDA DE GASTROSTOMIA DA MIC-KEY*.

     - Vídeo 1 - Como trocar a sonda da Mic-key*.
     - Vídeo 2 - A vida cotidiana com a sonda Mic-key*.
     - Vídeo 3 - Anita trocando a sonda Mic-key*.
     - Vídeo 4 - Anita trocando a sonda Mic-key*.
     - Vídeo 5 - Anita trocando a sonda Mic-key*.
     - Vídeo 6 - Vídeo da colocação da sonda Mic-key*.
     - Vídeo 7 - Vídeo da cirurgia de três pontos da sonda Mic-key*.
Fonte:http://www.westmariana.com/gastrostomia.htm